Estive hoje pela manhã na premiação do "1º Pinta Prainha", concurso de pintura de observação que consistiu em criar um acervo de pinturas e desenhos em técnicas diversas do Sítio Histórico da Prainha, Vila Velha.
No dia 16 de janeiro, 30 artistas nas categorias profissional e amador, reuniram-se em pontos diversos da Prainha dentro de uma área delimitada pela organização do concurso e tiveram algumas horas para produzir seus trabalhos (salvo engano, foram 8 horas). Os trabalhos foram de uma qualidade impressionante, se tivermos em consideração que os artistas estavam sob pressão, em primeiro lugar pelo concurso e em segundo pelo tempo e, como se não bastasse isso, também estavam sob o sol e a mercê dos ventos, que estavam realmente atrapalhando naquele dia. No dia do concurso presenciei muitos artistas segurando seus cavaletes pois o vento a todo momento os empurrava.
Então, quero parabenizar todos os participantes pela qualidade dos trabalhos e bravura no momento de produzi-los e também à idealizadora e coordenadora do concurso Joelma Consuelo Fonseca e Silva.
Importante destacar a presença do Frei Paulão (novo Secretário Estadual de Cultura), do Vereador Babá, da Rosana Paste (Secertária de Cultura da UFES), do César Viola Maio (Presidente do SINDIAPPES - Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do ES) e também dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha que além de mim (Conselheira Municipal do segmento Literatura), ainda contou com a presença de Barbosa Lima (Vice Presidente do C.M. de Cultura e Conselheiro Municipal do Segmento Música), Celso Adolfo (Conselheiro Municipal do segmento Artes Plásticas), além de Horacio Xavier (poeta e ex-Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura), que prestigiaram o evento.
É de se lamentar a ausência do Prefeito ou representante da Prefeitura Municipal e também do Secretário Municipal de Cultura que, com tal descaso, mais uma vez comprovam que a cultura em Vila Velha está jogada às traças e carente de uma gestão séria que valorize o artista local.
Mais um detalhe sobre o descaso com a cultura local: a SECULT divulgou a premiação em seu site e a Prefeitura Municipal de Vila Velha sequer publicou uma nota em seu site sobre este importante evento cultural local.
LISTA DOS ARTISTAS PREMIADOS:
CATEGORIA PROFISSIONAL:
1º LUGAR: Clóvis Aquino (obra: Convento da Penha)
2º LUGAR: Júlio Braga (obra: Prainha e Cachorrinhas)
3º LUGAR: Catarina Zambe (obra: Casa da Memória)
MENÇÕES HONROSAS:
Lucy Aguirre (obra: Sítio Histórico Igreja do Rosário)
Lisa Tancredi (obra: Praça Almirante Tamandaré)
CATEGORIA AMADOR:
1º LUGAR: Anízio Netto (obra: Vila das Cores)
2º LUGAR: Miguel Arcahjo (obra: Sob os Olhares da Marinha)
3º LUGAR: Lucimar Brandolin Teodoro (obra: Entrada Velha do Convento da Penha)
MENÇÃO HONROSA:
Thiago Duarte (obra: 2ª Quinzena de Verão)
DESTACO AINDA:
Categoria Profissional:
"Lateral da Igreja do Rosário" - um belo trabalho de grafite de autoria de Renato Filho
Categoria Amador:
"Marina com Vista para a 3ª Ponte" - óleo sobre tela de Renata Nobre
(Na minha opinião as duas obras acima mereciam, pelo menos, terem sido agraciadas com menção honrosa)
Andra,deve ter sido um grande evento!Que pena que o prefeito nem tomou conhecimento!Quando é cultura,eles nem ligam muito!Excelente seu artigo!Bjs,
ResponderExcluir